quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Café!

Uma das coisas que mais sinto falta da Nova Zelândia (quase empatado com "conversar com estrangeiros"; a temperatura de 17 graus em média e as paisagens deslumbrantes) é tomar um café ou capuccino todo santo dia, sem exceções.

Não tanto o ato de beber café (mesmo porque você pode fazer isso sem deixar o Brasil), mas o sim o de ir para essas cafeterias que você só encontra em países estrangeiros. São espaços dos mais aconchegantes e charmosos, propícios para bater um papo descontraído com seus amigos ou com aquela sua paquera, ou então ir sozinho mesmo e colocar a leitura em dia.

São lugares dos mais democráticos, também. Nas cafeterias de Auckland, por exemplo, você podia ver todo o tipo de gente: adolescentes em conversas animadas (sim, adolescentes são iguais em QUALQUER lugar do mundo), asiáticos mexendo obsessivamente em seus celulares super modernos, casais discutindo a relação, executivos fechando negócios, pessoas lendo livros e jornais, pessoas com notebooks, pessoas escrevendo, pessoas observando outras pessoas, e até mesmo professores de Inglês dando aulas individuais.


Existem várias cadeias de cafeterias na Nova Zelândia (e, provavelmente o dobro em países da América do Norte). A minha preferida, disparada, era o Starbucks. Não é babação de ovo em cima de companhia americana, não. E nem que o café seja o melhor que existe (porque não é mesmo). Mas, existe algo de diferente nas lojas do Starbucks. Talvez seja o fato de que existe uma seleção de músicas feita especialmente para combinar com o clima intimista do lugar. Ou o fato das poltranas e sofás dos mais confortáveis espalhados por todo o espaço. Ou o melhor: garçons que NUNCA te incomodam. A coisa que você tem certeza é que você sente tão a vontade, mas tão a vontade, que tardes inteiras dentro de um Starbucks é coisa comum.

Sabe aqueles dias em que não existe absolutamente nada a se fazer, e que o tédio é tão grande que quase se materializa? Então, uma tarde fora da sua casa, lendo um livro, escutando música boa, conversando com gente bacana e tomando um café em um Starbucks (ou qualquer um da sua preferência) pode salvar o dia.

3 comentários:

Ju B. disse...

Que sonho.

Unknown disse...

aiai precisa vir passear em BH pra conhecer as cafeterias que brotam em cada esquina nessa cidade .. uma melhor que a outra... rsrsrs

Luiza Terpins disse...

Eu tbm sinto falta disso...no canadá eu ia direto nas casas de café, principalmente starbucks. aqui em são paulo tbm tem, até aqui perto de casa, mas não é a mesma coisa. o charme de estar fora do país, de as pessoas em volta falarem outra língua, do clima ser outro, isso só lá fora mesmo. :)