domingo, 10 de janeiro de 2010

Heart broken songs

Tá com o coração partido, meu amigo, minha amiga? Anda com uma paixão aguda que não está sendo correspondida? Tentou, tentou e tentou novamente, mas nada deu certo? Aqui vai uma lista pessoal de músicas que podem corresponder a esse estado um tanto moribundo.

Pra começar, eu poderia indicar o segundo CD inteiro da Amy Winehouse, Back to Black. Composto depois de ter o coração partido (oi?) por aquele FDP-sangue-suga-deixa-a-Amy-em-paz-loser do ex marido, Blake Civil, o album é repleto de músicas que poderiam muito bem se encaixar nesse seu estado vegetativo pós-coração partido. Vou escolher a melhor delas, Love is a Losing Game, que é quase um hino sobre esse tipo de sentimento:


Ainda sobre cônjuges que causam sofrimentos ao coração de cantores-compositores, a Can't Get You Off My Mind, do Lenny Krevitz é uma das músicas nesse sentido que mais doem. Só recomendo em casos moderados.
Aqui vai uma versão acústica porque o YouTube não liberou a versão original (que é ainda mais impactante):


Os Beatles não poderiam ficar de fora, obviamente. Ainda em sua fase "ieieie", com suas letras simples mas ainda assim com conteúdo, o quarteto britânico fez uma versão de Anna (Go To Him) das mais sofridas. Válido para as suas decepções amorosas da adolescência:


Agora você, minha amiga, que levou um pé na bunda daquele cara que não te deu o valor merecido, pode agora exteriorizar o seu ódio ouvindo You Ought Know, da Alanis Morissette.


E, se além de tudo isso, minha amiga, o seu ex ainda te trocou por aquela barangona, talvez seja uma ótima idéia ouvir, também, a versão de Fiona Apple para Ugly Girl:


Mas, se além de ódio, você anda triste e não consegue compreender a situação muito bem, a versão de She's Got You, da Cat Power vai cair como uma luva:


Agora, se você, meu amigo ou amiga, não consegue mais conceber a idéia de sua vida sem a sua respectiva cara-metade, você pode experimentar a versão de Everybody's Gotta Learn Sometimes, do Beck. Quero ver alguém resistir ao "I need your lovin' like the sunshine":


E quando as coisas estiverem muito difíceis sem o seu amado do seu lado, as guitarras melódicas de Lie In The Sound, do Trespasser William vão ajudar (ou piorar):


Mas se tudo estiver completamente sem sentido, sua vida totalmente infeliz e não existe nenhuma esperança de que o seu namorado(a), esposo(a) ou amante volte, a única solução é colocar a versão de Nothing Compares To You, do Stereophonics no "repeat" do seu CD player ou Ipod. (O YouTube não libera o áudio dos vídeos com essa versão da música, então vai a original mesmo cantada pela Sinnead O'Connor):


E se você não sai da tríplice "briga-separa-volta" com o seu amado(a), a melhor pedida é Gravity, da Sara Bareilles. Essa Sara pode soar como uma outra Sara, a Mclahlan, mas pelos acordes de piano, e pela voz, dá pra percber que a briga foi muito feia, tornando essa uma das melhores músicas fossa que eu conheço:


A lista poderia ser ad infinitum...mas vou terminar com uma das minhas preferidas, Awake. Se souber tocar violão, pode tentar fazer uma sereneta e ver como as coisas terminam: