segunda-feira, 12 de abril de 2010

Kings of Convenience - Declaration of Dependence

Sim, eles conseguiram mais uma vez! Os noroegueses do Kings of Convenience fizeram mais um álbum cheio de músicas calmas, com melodias suaves e vocais dos mais sutis. Declaration of Dependence tem tudo aquilo que fez a dupla famosa nos festivais pela Europa: base violão-voz aliado a letras sobre o cotidiano e relacionamentos. Saca aquele som que você ouve depois de um cheio de trabalho e stress? Aquele CD que você deve ouvir quando está preso em um engarrafamento? Ou o tipo de som que combina perfeitamente para uma cafeteria ou um lugar mais intimista. Então, Kings of Convenience.

O terceiro CD lembra mais a sonoridade apresentada no primeiro, Quiet Is The New Loud, com a diferença de que o mais recente trabalho da dupla tem um astral bem mais positivo (vide a capa...praia...oi?). Fato evidenciado pelos singles Mrs. Cold (tem como não se deixar contagiar pela música?) e Boat Behind (violino dando o tom alegre aqui). Claro que ainda tem as faixas um pouco mais...digamos assim...deprê, como a sensacional 24-25, que abre o CD (que entrou, de forma instantânea, para o hall de músicas preferidas de todos os tempos). Ainda de quebra, tem as Me In You e Renegades com os refrões dos mais bonitos e melódicos (sério, não sai da cabeça de tão bom que é) de muito tempo!

Alguns argumentam que o som dos Kings é quase o mesmo. Que as músicas praticamente não se diferenciam. Acho uma crítica válida (com a exceção, talvez, do segundo CD, Riot An Empty Street, em que eles diversificaram mais as coisas). Mas, eu também acho que tudo o que é bom deve ser repetido de forma balanceada. O clichê brazuca de que em time bom não se deve mexer vale aqui, também.

Uma amostra:



Nenhum comentário: